
O que é Metaverso
Uma outra dimensão? Um mundo virtual? Um universo paralelo? Calma, nós temos as respostas para todas estas perguntas. Quer descobrir o que é Metaverso? Então continue por aqui e descubra tudo sobre a maior tendência tecnológica deste ano.
Um mundo virtual
Quando falamos sobre Metaverso parece que estamos falando de alguma realidade de ficção científica. Um mundo virtual no qual as pessoas se conectam e vivem uma realidade paralela onde tudo é possível. Não há mais as barreiras do mundo físico.
Mas, não é sem motivo que pensamos nessa tecnologia como algo que saiu dos livros de ficção científica. O próprio termo surge em um livro desta categoria chamado Snow Crash, publicado em 1980 por Neal Stephenson.
Neste livro, considerado integrante da literatura cyberpunk, o autor apresenta o termo Metaverso para descrever uma realidade virtual super imersiva. E aqui há também outro termo importante despertado pelo autor em seu livro, o termo Avatar.
Sendo assim, ao se conectar ao metaverso você possui o seu “eu digital” chamado de Avatar, a sua personificação em um mundo de realidade virtual. O avatar não precisa ser igual a pessoa conectada, pode ser qualquer coisa, uma pessoa, um animal, um robo ou até um dinossauro. Tudo depende do gosto do usuário.
Dessa forma, é neste mundo virtual que as interações humanas agora passam a operar através de relações virtuais. Isto soa familiar, não é mesmo? Isso por que o metaverso, não necessariamente é um mundo completamente imersivo como na ficção.
O que é Metaverso
Temos então o metaverso da ficção, um futuro imaginário que esta mais perto do que pensamos. Porém, ainda falta muito para chegarmos ao nível de imersão visto em filmes e livros. Afinal, cientistas da computação adotaram estes termos para poderem fazer com que a ideia possa se tornar realidade.
Para entendermos o que é metaverso precisamos nos orientar através de outras tecnologias. Metaverso não é apenas uma tecnologia, mas um conjunto de tecnologias que possibilitam a existência de um ambiente virtual customizável. Para isso temos que pensar na evolução da própria internet.
Virtual e Online
Ao se popularizar em meados dos anos 90, muitas predições foram feitas em relação ao futuro da internet. Sendo assim, com o tempo, mais pessoas foram se conectando e os dispositivos e computadores passaram a ficar mais acessíveis no mercado.
A integração da internet em nosso cotidiano é um marco no avanço tecnológico. Não apenas mudou a nossa forma de se relacionar, como alterou toda a estrutura da produção industrial, do mercado e da economia, enfim, mudou tudo! Porém, estes avanços não param por ai, eles continuam a criar possibilidades cada vez mais intrigantes.
Assim, podemos dizer que com a popularização das redes sociais, um primeiro momento do metaverso foi estabelecido. Avatares customizáveis e relações virtuais entre as pessoas tornaram-se comuns.
Dessa forma, começam a surgir também jogos cada vez mais imersivos e plataformas que ultrapassam a ideia básica de uma rede social, permitindo agora, controlar um “segundo corpo” em um mundo virtual e interagir com outras pessoas. Esta é a era dos jogos Online.
Jogos Online: O Terreno perfeito para o metaverso
Através dos jogos que o metaverso começa a se tornar uma realidade. Pois o metaverso precisa de um propósito convincente para as pessoas se conectarem. Podemos dizer que as primeiras simulações da vida real começa com os simuladores como The Sims, e com os jogos de R.P.G online, como World of Warcraft. Mas, com o tempo, novos modelos vão se estabelecendo para além do público gamer, como é o caso do Second Life.
Second Life é um ambiente virtual lançado em 2003 que simula relações sociais. Ele se descola do termo “jogo”, embora possa ser visto dessa forma, tudo depende de como o usuário o utiliza. Além de um jogo ele pode ser considerado uma rede social ou até um ambiente para comércio virtual.
Através do Second Life, empresas podem fazer reuniões de trabalho e até vender seus produtos. Porém, a ideia não emplacou na época, devido as outras tecnologias. Tanto a capacidade de computação, quanto de conexão necessárias ainda não eram tão acessíveis. Além disso, é nesta época que acontece a massiva popularização das redes sociais, o que permite as mesmas interações de maneira mais fácil e rápida.
Conclusão
A imersão em um mundo virtual esta cada vez mais próxima. Embora ainda tenhamos que superar muitos obstaculos em relação a popularização e acessibildiade de novas tecnologias como estas, podemos esperar grandes novidades do setor.
O importante é nos mantermos atualizados nas novas tendências para não ficar parado no tempo enquanto todo mundo avança para uma nova era tecnológica. A nova geração de nativos digitais estará com tudo nessa nova onda e para os mais velhos é bom conseguir acompanhar.
Fonte: https://dreamlabs.com.br/